Pages

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Internet sobrevive aos picos de tráfego da Copa do Mundo

Streaming de vídeos registrou fluxo de até 1Tbit/s, mais que o dobro do movimento normal; mas a infraestrutura da rede aguentou.

As previsões de que a Internet entraria em colapso devido ao excesso de acessos por causa da Copa do Mundo estiveram longe de se concretizar. Uma análise da consultoria Arbor Networks constatou que a rede suportou bem o alto tráfego gerado pelo torneio.



De acordo com relatório gerado pela empresa, os backbones tiveram um aumento incomum no seu tráfego, algo em torno de 30%, mas suportaram bem a carga. No entanto, analisando os acessos dos maiores provedores de internet entre os dias 11 (data de início da Copa) e 18 de junho, os analistas observaram que o tráfego de vídeos em streaming, usando o Flash – principalmente no jogo entre Brasil e Coréia do Norte – atingiram picos de fluxo de até 1Tbit/s, mais do que o dobro do movimento normal, que é de 400Gbit/s.

No entanto, a Arbor descarta a possibilidade dos streamigs de Flash causar problemas para toda a Internet. O Flash é uma parte ínfima do volume total de tráfego na rede e a empresa aposta que grandes quantidades de vídeos nesse formato são armazenados localmente por fornecedores como a Akamai, e não aparecem nas análises de inter-domínio.

“Até agora a Internet tem sobrevivido, mas com os jogos finais chegando, esperamos que o interesse do consumidor seja muito maior e os volumes de tráfego sejam ampliados”, observa a Arbor.



Longe do mundo dos servidores, os fornecedores individuais têm se esforçado, aparentemente, para lidar com curtos picos de tráfego. O Twitter teve os seus momentos de “tweetstorms”, registrando três mil mensagens por segundo envolvendo a Copa do Mundo, durante e depois dos jogos.

Separadamente, a Akamai e a BBC lidaram com 800 mil acessos em vídeo simultaneamente, o que sugere que, em alguns países, esta Copa pode vir a ser o primeiro evento esportivo global assistido de forma online de forma tão freqüente quanto na TV.

Fonte

3 comentários:

andrea disse...

O mundo vivendo pela internet isso ta na cara neh , que hoje em dia oq pega e a tecnologia e a internet e um meio muito facil de acessar suas noticias

Melo disse...

Pra vocee fica sabendo tem ate internet na televisao agora , ai que fero mesmo , ja para com tudo

Anônimo disse...

Eu quero uma Tv com acesso a Internet, que tv é essa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...