Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010

FIFA cogita usar tecnologia para evitar erros de árbitros

O mundial de futebol desse ano é certamente um dos mais cheios de tecnologia que já aconteceu até agora. Seja no método de fabricação da bola (que segundo a Adidas, tem oito gomos que são esculpidos tridimensionalmente) ou na qualidade e quantidade de câmeras espalhadas pelos estádios da copa, tecnologia é algo que não falta no evento. Mas a FIFA restringiu um pouco quanto de vídeo entraria em campo.



A associação chegou a discutir antes do mundial a possibilidade de permitir que árbitros assistissem a replays de lances polêmicos para decidir qual penalidade passível de ser aplicada, se alguma. A FIFA até chegou a testar nos últimos cinco anos dois sistemas, o Hawk-Eye, usado em partidas de tênis para determinar se a bola tocou a linha ou não, e outro desenvolvido pela Adidas em conjunto com a empresa Cairos que envolveria implantar um chip na bola. Mas o quadro de diretores que decide as regras do campeonato não chegou a uma conclusão antes da copa e arquivaram os projetos em março de 2008.



Agora, depois dos jogos da Inglaterra contra a Alemanha e Argentina contra o México (ambos com sérias falhas de arbitragem), a FIFA anunciou que planeja reconsiderar o uso de vídeo e outras tecnologias. Sepp Blatter, presidente da FIFA, afirma que apesar de estarem pensando novamente no uso de vídeo para auxiliar os árbitros, ele não será implementado nessa copa por ela já estar em andamento. Blatter também disse que planeja atualizar o programa de treinamento de árbitros e pediu desculpas pelos erros cometidos nas duas partidas da copa.

Com informações: Mashable, Wall Street Journal.

3 comentários:

alexandre disse...

Mais ja teve erros de arbritagem nessa copa e erros horriveis , que causaram ate eliminaçao de times na copa intao tem que ver isso mesmo

ganso disse...

Ja tinha que fazer isso no jogo da argentina e mexico , no jogo da inglaterra que a bola entrou toda , mó sacanagem esses arbritos , mais a tecnologia ta ai pra facilitar mesmo bem melhor

Carlos disse...

Na minha opinião deria ter esse sistem faz tempo viu, para evitar erro de futebol p/ que nenhum time ou seleção seja prejudicada, igual a seleção da Inglaterra peloo que me parece a bola entrou 30 cm p/ dentro do gol e o juiz não validou o gol.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...