Pages

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

iPhones não terão o Firefox

Em seu lugar, um aplicativo chamado Firefox Home terá funções limitadas para a web, entre outras.
Aos fãs do navegador do panda vermelho, temos uma notícia nada boa: o Mozilla Firefox não terá uma versão mobile para o iPhone. No lugar, a empresa manterá os esforços em apromorar o seu Firefox Home for iPhone, o aplicativo do navegador.
O Firefox Home é um aplicativo para iPhone com algumas funções de navegador, mas sem ser um navegador propriamente dito – na verdade, é muito mais simples. A navegação é feita por meio de uma barra de ferramentas e é possível acessar os sites favoritos, histórico e abas abertas no computador (PC ou Mac usando Firefox). A sincronização dos dados é feita por meio do plug-in Firefox Sync, que precisa ser instalado no computador.
Não é possível, por exemplo, entrar URLs novas, apenas os favoritos já cadastrados via PC ou Mac. A Apple, segundo o anúncio da Fundação Mozilla, coloca muitos entraves para aprovar navegadores, de forma a forçar o Safari como único navegador do iPhone. Por conta disso, os desenvolvedores do Firefox decidiram que era melhor aprimorarem o aplicativo Home do que criarem um navegador completo.
A Fundação Mozilla declarou em seu blog o porque dessa decisão: As pessoas nos perguntam sobre funções mais parecidas com um navegador para o Firefox Home, mas há restrições técnicas e logísticas que tornam muito difícil, se não impossível, construir um navegador do Firefox para o iPhone. Estamos focados em construir um Firefox Home mais rico, baseado em aplicativos na nuvem e fazer um produto que as pessoas continuarão usando e amando.
O anúncio da Mozilla de que estará expandindo o Firefox Home para o Blackberry e o Symbian indica que a empresa está se distanciando dos navegadores para dispositivos móveis. Assim como o aplicativo para iPhone, o Firefox Home dessas plataformas usará o serviço Firefox Sync para acessar o histórico de acessos, abrir abas de navegação e adicionar notas do desktop para o telefone. O aplicativo para o BlackBerry e Symbian deve ser lançado nos próximos meses.
O Firefox Home para iPhone é gratuito e pode ser adquirido na na App Store da Apple.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...