Pages

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NASA diz ter encontrado 54 planetas habitáveis

O famoso telescópio Kepler foi usado por astrônomos da NASA (Agência Espacial dos EUA) para fazer observações no espaço, e segundo informações foram descobertos 54 planetas que possuem a temperatura nem muito quente e nem muito fria.


Para que o clima dos supostos novos astros fosse avaliado, os cientistas teriam calculado a distância percorrida durante a orbita de cada um. Planetas que ficam muito próximos ao seu Sol tendem a ser exageradamente quentes (isso é obvio...) enquanto os que se afastam demais são frios.


Esse fenômeno aconteceria com a terra caso ela não estive estrategicamente localizada, se fosse mais próxima do sol morreríamos, pois não suportaríamos o calor, se fosse apenas um pouco afastada morreríamos de frio, pois viriam outonos, alias épocas de frio severas.

Parece que quanto mais vasculhamos o Universo, mais temos a certeza de que ele é infinito, mas do que o super telescópio Kepler é capaz?

Os avanços do Kepler

♦ O super telescópio da Nasa, que iniciou suas atividades há quatro meses, é o mais moderno já construído:

♦ Observa fixamente um espaço que corresponde a 1/400 da área estimada do universo.

♦ É capaz de enxergar aproximadamente 150 mil estrelas. Em quatro meses de observações, encontrou 1.235 possíveis novos planetas.

♦ Encontrou 68 planetas do tamanho da Terra, dos quais cinco estão na zona habitável.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...