Pages

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

IE9 testes de velocidade


Um programador apontou o que pode ser uma "trapaça" da Microsoft para melhorar os resultados da nova versão do Internet Explorer. Rob Sayre, engenheiro da Mozilla, publicou em seu site que as versões de teste do IE9 trazem resultados inconsistentes, favorecendo a sua pontuação no teste Sunspider.
Ao testar a velocidade de diversos navegadores, Sayre foi surpreendido com os resultados do teste "math-cordic". Nesta parte da avaliação Sunspider, o IE9 era 10x mais rápido que os concorrentes, levando um tempo mínimo para entregar o resultado. Curioso, o programador alterou levemente o código do teste, o que não deveria interferir nos resultados. Mas no novo teste o desempenho do IE9 caiu drasticamente, como um aluno que erra uma questão depois que o professor trocou a ordem das alternativas. Opera e Chrome não apresentam o mesmo comportamento.
Sites como o Digitizor cogitam o que seria "trapaça": o navegador identifica o código de cor e já entrega o resultado pronto ao Sunspider, em vez de fazer as contas toda vez que o teste roda. Assim, ele termina o teste mais rápido que os outros navegadores, mas sem simular uma situação realista, aparentando ser mais rápido do que realmente é.
A Microsoft já se defendeu dizendo que a otimização de código empregada pelo navegador causa esse tipo de resultado, e não uma trapaça. Mas a resposta de Redmond ainda é encarada com ceticismo nas discussões em sites especializados. A inconsistência também pode ser resultado de uma tendência natural de programadores a otimizar seus programas para testes artificiais como este, ou mes mo um bug do navegador ainda na fase beta.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...