Pages

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Refém usa celular de sequestrador para apontar cativeiro via Twitter

O jornalista japonês Kosuke Tsuneoka, que havia sido sequestrado por militantes do Talibã no Afeganistão, usou o telefone celular de um de seus sequestradores para acessar o Twitter e transmitir, pelo microblog, a informação de que estava em cativeiro. Na mensagem, o sistema de geolocalização do celular transmitiu ainda ao Twitter o ponto exato onde Tsueoka estava sob poder dos militantes.
Kosuke Tsuneoka, um jornalista independente que havia sido sequestrado em abril, foi libertado no último domingo. De acordo com a revista americana PC World, um sequestrador pediu que Tsuneoka o ajudasse a configurar seu novo telefone celular, um aparelho Nokia modelo N70. O guerrilheiro disse que não sabia como acessar a internet com o equipamento.
O jornalista, então, ligou para o suporte técnico e configurou a conexão à rede. Após mostrar aos militantes como acessar o site de notícias da rede Al-Jazeera, Tsuneoka disse que iria entrar no Twitter, que permitiria que eles conferissem o conteúdo publicado por outros meios de comunicação.
Antes de devolver o aparelho para seus sequestradores, Tsuneoka enviou duas mensagens em inglês. "Estou vivo, mas na prisão", disse, na primeira. Na segunda mensagem, ele passou informações sobre a localização do cativeiro.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...