Pages

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Esqueça o Windows 7. Com vocês, o Chrome OS

O Google Chrome OS já está entre nós. Ou quase. Por um descuido, o navegador que será a base do sistema operacional de Mountain View vazou na internet.

Passada empolgação com o Windows 7, o rival produzido pelo Google deve se transformar no principal lançamento dos próximos meses. Por enquanto, dá pra ter apenas uma pálida noção do que vem por aí. Pode ser que eu me engane, mas há grandes chances de a primeira versão ser exibida no próximo Google I/O, conferência anual de desenvolvedores que ocorre em maio. O código, no entanto, estará disponível ainda este ano, segundo o post oficial que anunciou a novidade, meses atrás.

O navegador que caiu na rede é uma versão modificada do Google Chrome, feita para rodar em Linux – que será a base do novo sistema. Ela ficou no ar por pouco tempo no site que abriga as versões de desenvolvimento do Chromium. Quem quiser encontrá-la, no entanto, pode procurar o arquivo google-chrome-unstable_4.0.222.6-r28902_i386.deb, ilegalmente disponível em dezenas de sites. Cuidado apenas para não baixar um malware. Não nos responsabilizamos (nem aconselhamos ninguém a fazer isso).

Os sinais do Chrome OS são pequenos ainda. No canto superior esquerdo, um ícone leva para o Google Short Links. Para fazer login, no entanto, é necessário ter uma conta do Google.com – o que nos impede de saber a finalidade do serviço. No canto superior direito do navegador, são exibidos o horário, o status da bateria e as redes disponíveis. Dentro do menu de opções, uma guia leva o título “Google Chrome OS” e também mostra as redes disponíveis, além de permitir alterar a sensibilidade do touchpad.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...