Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Celulares: Samsung é notificada pelo Ministério da Justiça

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça notificou a empresa Samsung a explicar uma nota divulgada no site da empresa dizendo que não iria cumprir a nota técnica pela qual os telefones celulares passam a ser considerados produtos essenciais.



Samsung sustenta em nota que não seguirão a determinação do DPDC, que passou a ser adotada por todos os órgãos de defesa do consumidor do país, que prevê que, em caso de defeito nos aparelhos, os consumidores podem passar a exigir de forma imediata a substituição do produto, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço num outro aparelho.

Ontem (5/7) a Samsung foi notificada e tem 10 dias a partir de hoje(6/7) para prestar esclarecimentos ao DPDC. Caso contrário, poderá sofrer um processo administrativo e ser obrigada a pagar multa.




A nota já foi retirada do site da Samsung, mas, na verdade, trata-se de uma interpretação pela qual os fabricantes de celulares ligados à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) se dizem surpresos e rejeitam a determinação da DPDC e sustentam que vão manter as práticas atuais.

Veja a íntegra da nota:

“O segmento de fabricantes de aparelhos celulares da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – recebeu com surpresa a Nota Técnica nº 62/2010, do DPDC, que interpreta que o aparelho celular é um produto essencial, o que exigiria a troca imediata do produto no período de vigência da garantia, e que diverge do previsto em lei e do preceito geral do Código de Defesa do Consumidor.

No último dia 24 de maio, o seguimento entregou formalmente ao DPDC seu Código de Autorregulação, totalmente baseado nos exatos termos do Código de Defesa do Consumidor, que é o único instrumento que rege as relações com o consumidor.

Por este motivo, entendemos não ser aplicável a interpretação contida na referida Nota Técnica, permanecendo válidas as práticas atualmente vigentes nas operações de pós venda.”

2 comentários:

jerusalem disse...

Poor isso que minha mae nunca comprou coisa da samsung por que da nisso , ja pensou se isso acontece com uma tv por exemplo povo ia enloquecer tem que saber que tem outras marcas tipo LG

Bartolomeu disse...

Eu tenho um Scarlet Phone da LG com TV digital e nunca deu problemas.

E ainda vejo os jogos da COPA em qualquer lugar com sinal digital.

Imagem perfeita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...