Pages

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Orquestra junta robôs musicais e artistas

Na Machine Orchestra, coexistem na mais perfeita harmonia musical instrumentos programados como robôs e artistas fazendo performances com engenhocas musicais modificadas.

O projeto teve sua primeira aparição em janeiro, mas estreou novos robôs e composições em maio. Ele reúne artistas e músicos com alunos do Instituto de Artes da Califórnia, que aprendem a construir e programar os robôs musicais. Tudo sob a batuta de Ajay Kapur, coordenador de música e tecnologia do instituto californiano.



Entre os instrumentos da orquestra está o MahaDeviBot, um robô de percussão que reproduz sons indianos. Segundo o site oficial, ele serve de ferramenta pedagógica para retratar ciclos rítmicos complexos para iniciantes.

Um redesenho do MahaDeviBot fez com que surgisse o GanaPatiBot, outro robô da orquestra. Nele, cada tambor tem um sistema para funcionar, o que permite a obtenção de uma variedade de sons. Além disso, na sua parte de trás ficam localizados alto-falantes que reproduzem sons de um iPod Mini.



Mas o grande destaque entre as máquinas-artistas parece ser Tammy, criado a partir de objetos reciclados e com mais de 1,8m de altura. Os estudantes do Instituto de Artes da Califórnia desenharam cada parte do robô, incluindo sinos e uma marimba artesanal.

Os robôs não são feitos para parecer com seres humanos e estão programados para improvisar. "Você sente que está tocando com outro humano. Em vez de manipular uma ferramenta, parece que você está tocando com algo que tem seus próprios truques", disse Jim Murphy, um dos alunos de Kapur, à National Public Radio.

Fonte

1 comentários:

tarta disse...

Nao vai mais precisa de ser humano daqui a pouco no mundo tudo vai ser maquina as televisoes por exemplo logo menos elas vao estar voando , por tem ate internet na tv agora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...