Pages

terça-feira, 25 de maio de 2010

Internet deve chegar a 5 bilhões de usuários em 2010, diz pesquisa

Estudo também aponta que a quantidade de internautas duplicou entre 2003 e 2009, chegando a cerca de 26% da população mundial.

Até o final de 2010, o mundo deve atingir a marca de 5 bilhões de usuários na internet, de acordo com relatório, da International Telecommunication (ITU), divulgado nesta terça-feira (25/5).

Segundo a pesquisa, o crescimento da telefonia móvel será o principal responsável por esse aumento. Além disso, a pesquisa também apontou que a quantidade de internautas duplicou de 2003 a 2009, chegando a cerca de 26% da população mundial.



Mas, enquanto a evolução do setor de tecnologia da informação e da comunicação tem sido impressionante, muitas pessoas ainda estão excluídas dos benefícios da sociedade da informação, declarou o diretor da ITU's Telecommunication Development Bureau, Sami Al Basheer Al Morshid, a repórteres, na última terça-feira (25/5) em uma conferência da empresa, em Hyderabad, no sul da Índia.

"Mais de 80% das pessoas nos países em desenvolvimento ainda não têm acesso à Internet, muito menos acesso à banda larga", disse a chefe do departamento de informações de mercado e da divisão de estatísticas, Susan Teltscher. De acordo com o relatório, no mundo desenvolvido, quase 60% das famílias tinham acesso à Internet, contra apenas 12% no mundo em desenvolvimento.

A inclusão da banda larga fixa nos países em desenvolvimento foi muito menor, cerca de 3,5% no final de 2009. Ainda segundo Teltscher, para compensar o acesso desigual em casa, no trabalho ou nas escolas, os países em desenvolvimento precisarão oferecer mais facilidades ao acesso a web.

Segundo Teltscher, grande parte do crescimento das comunicações nos países em desenvolvimento está vindo principalmente da China e da Índia. Eles têm mais assinaturas de telefones móveis que os países desenvolvidos, mais precisamente um terço dos assinantes de telefonia móvel no mundo. A China também tem feito bons progressos no serviço de banda larga fixa e, atualmente, é responsável pela metade das assinaturas de banda larga em países em desenvolvimento.

O relatório é uma revisão dos progressos realizados para a criação de uma sociedade de informação global em 2015, um compromisso que os governos acordaram na World Summit on the Information Society (WSIS), em Genebra, em 2003, e depois em Túnis, em 2005.

Além da conectividade, também há uma divisão clara entre conteúdos e línguas, declarou Teltscher. Mais de 50% do conteúdo da Internet está escrito em poucos idiomas, sobretudo o Inglês, disse ela.

Em uma nota positiva, o relatório disse que as redes celulares já cobrem cerca de 90% da população mundial e espera, em 2015, atingir 100%. "A ITU está confiante de que até esta data mais da metade do mundo estará usando um telefone móvel", disse Al Basheer Al Morshid no prefácio do relatório.



O relatório conclui que o objetivo principal da WSIS - expandir meios de telecominicação pelo mundo inteiro - tem sido alcançado. A meta da entidade aborda a necessidade de aproveitar as tecnologias de radiodifusão para ajudar os países em transição a chegar na sociedade da informação.

Até o final de 2009, havia cerca de 1,4 milhões de domicílios com TV ao redor do mundo, fornecendo a , proximadamente, 5 bilhões de pessoas o acesso a um televisor em casa. Isso significa que 79% dos lares possuem uma TV, o que representa um aumento de 6% em comparação a 2002, segundo o relatório. No entanto, na África apenas 28% das famílias possuem uma televisão.

Fonte

1 comentários:

Gabriel disse...

A mais isso e fato neh num pais como esse tava na cara que isso ia acontecer mais o mais legal e televisao com internet isso vai aumentar ainda mais no Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...