Pages

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Internet é usada para ajudar jovens a parar de fumar nos EUA

A Universidade de Illinois em Chicago (UIC) está liderando um projeto avaliado em 2,9 milhões de dólares do Instituto Nacional de Câncer norte-americano sobre o uso da Internet em tratamentos para fazer com que jovens entre 18 e 24 anos parem de fumar.
"Surpreendentemente, esse grupo tem a maior taxa de fumantes em comparação a qualquer outra faixa etária", disse o professor de psicologia e principal investigador do estudo, Robin Mermelstein.
"De fato, o ato de fumar começa a aumentar gradativamente entre os 18 e 24 anos de idade e, mesmo assim, muitos jovens pensam em largar e realmente querem parar, mas eles têm as taxas mais baixas de desistência ou tentativa."
Quando jovens fumantes tentam largar o vício, disse Mermelstein, "eles tendem a não usar o que sabemos que funciona. Muitos jovens realmente pensam que os tratamentos não funcionam ou que estão melhores usando métodos caseiros e meios naturalistas, e tendem a evitar métodos cientificamente comprovados".
Mermelstein e colegas da UIC, em parceria com a Universidade de Iowa e a American Legacy Foundation, trabalharão com a agência de publicidade GDS&M Idea City para desenvolver anúncios interativos na Internet e avaliar quais mensagens motivam os jovens fumantes a utilizar o www.BecomeAnEx.org, site que orienta sobre como parar de fumar e reaprender a viver sem o cigarro.
"Esse é um programa cientificamente comprovado muito efetivo e envolvente para parar de fumar desenvolvido pela American Legacy Foundation", observou ele.
"Para atingir jovens fumantes, você tem que ir onde eles estão e a Internet é o lugar", acrescentou o professor.
Para Mermelstein, outra meta importante do projeto é achar estratégias para aumentar a motivação e conseguir que o jovem fumante pense que "agora é hora de parar, não daqui a cinco anos, nem daqui a 10 anos, mas agora".
O estudo de abrangência nacional nos Estados Unidos inscreverá mais de 3 mil jovens fumantes por meio da Internet, que serão recrutados através de sites como o Craigslist.

2 comentários:

Diego disse...

É uma ideia valida, acho que pode funcionar, mas isso tem que ser feito com muita cautela, pois os jovens tendem ser contrarios aos conselhos dados....

Afonso disse...

Pó legal essa iniciativa....Como o diego disse os jovens tendem ser ao contrario aos conselhos,mas acho pode funcionar,uma ajudinha é sempre bem vinda =]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...