Um grupo de usuários está se organizando na Internet para processar o FBI pelo fechamento de um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload. O motivo? Muitos deles foram prejudicados, pois arquivos de valor, como documentos e trabalhos escolares, foram sumariamente removidos, sem qualquer tipo de aviso prévio.
O FBI fechou o site sob a alegação de que o serviço causava prejuízos à indústria do entretenimento, uma vez que não pagava pelos direitos autorais dos criadores dos produtos compartilhados. Embora seja descrito por alguns como "o verdadeiro paraíso da pirataria", o Megaupload também era muito utilizado por estudantes e profissionais de pesquisa para o distribuir arquivos que eram de seu direito de uso e compartilhamento.
Trabalhos escolares, pesquisas, relatórios, documentos e coleções de fotos e vídeos eram armazenados no Megaupload por uma questão de conveniência e praticidade. Agora, com o site fora do ar, esses usuários não sabem se perderam ou não os seus arquivos pessoais.
Como as reclamações não param de aparecer, a organização Pirate Parties começou a reunir as pessoas que foram afetadas pela iniciativa do FBI. A ideia é registrar uma queixa oficial contra o órgão do governo. “Os danos causados pelo fechamento repentino do Megaupload são irreparáveis, e a ação do FBI foi completamente desproporcional, em relação ao objetivo pretendido”, afirma a Pirate Parties em um comunicado.
As organizações que, de alguma forma, apoiam a iniciativa do compartilhamento - como o Pirates of Catalonia e outros grupos - estão pesquisando quais são as potenciais violações dos direitos dos usuários que tinham dados legalizados no serviço. A partir daí, eles pretendem auxiliar os internautas na queixa contra as autoridades dos Estados Unidos e de outros países que adotaram a mesma medida.
“Esta iniciativa é um ponto de partida para que os usuários de Internet possam se defender dos abusos jurídicos promovidos por aqueles que, de forma agressiva, tentam proibir o uso de material para o seu próprio lucro financeiro”, completa o comunicado. Os usuários do Megaupload que se sentiram prejudicados pelos últimos acontecimentos podem obter mais informações sobre a ação coletiva aqui.
Via Techtudo
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário