Pages

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Philips, LG e H-Buster prontas para vender mais televisores

A indústria de televisores está aquecida e pronta para atender a demanda do mercado gerada pela Copa do Mundo da África do Sul. Empresas como a chinesa H-Buster, e como Philips e LG ampliam a sua produção e apostam no crescimento das vendas.

A H-Buster prevê crescimento de mais de 800% em 2010 na produção de televisores de tela LCD e de tela LED. "Este ano é muito importante para nós, não apenas pela Copa do Mundo, mas também graças ao crescimento da economia brasileira e à recuperação das classes, C, D e E", afirma o superintendente comercial da H-Buster, Ricardo Sartori.

Linha Scarlet II da LG


A companhia entrou no segmento de eletroeletrônicos no Brasil no final de 2008, mas está no mercado automotivo há 12 anos, produzindo rádios para veículos, entre outros produtos.

No ano passado, quando a crise internacional ainda afetava o mercado brasileiro, a H-Buster vendeu cerca de 100 mil televisores, mas este ano a previsão é recuperar e ampliar a sua presença no mercado, com a produção de 822 mil aparelhos. "No primeiro trimestre apenas, vendemos 120 mil televisores", comemora o porta-voz da empresa.

Ampliação

A H-Buster tem fábrica em Manaus (MA) e em Cotia (SP) e produz anualmente 960 mil aparelhos, mas projeta ampliação de sua produção em Manaus no próximo semestre. "Pretendemos alcançar o número de 1, 2 milhão de televisores produzidos por ano", afirma Sartori, que, porém, não indica quando a empresa passará a operar com essa nova capacidade.

Cerca de 70% das peças para a montagem dos televisores H-Buster são importadas da China. "Hoje, o componente que mais trazemos da China é a tela plana, pois no momento é inviável para nós fabricá-la no Brasil", afirma o superintendente.

A Copa do Mundo também vai movimentar os negócios da Philips do Brasil. Segundo a empresa, este ano foi possível deixar de depender do mercado externo, e os componentes estão sendo fabricados integralmente no Brasil.



A empresa produz os equipamentos em Manaus e não divulga dados da companhia. Atualmente, a Philips fabrica linhas de televisores de tela de LCD e de LED.

A LG Brasil, por sua vez, afirma que a sua produção de televisores deve crescer 40% em 2010. Para a Copa do Mundo, a empresa terá mais de 30 produtos disponíveis para comercialização. O faturamento da LG no Brasil foi de R$ 5 bilhões em 2009 e a empresa prevê investimentos futuros em atualização de fábricas. A empresa não importa componentes.

Atualmente, a LG Brasil é um dos principais negócios da LG Electronics global, estando entre as duas subsidiárias de maior importância da companhia.

As expectativas da LG para o ano de 2010 são muito positivas, segundo o diretor de Eletroeletrônicos, Roberto Barboza. "Com a finalidade de incrementar as vendas, aproveitando a demanda impulsionada pela Copa do Mundo, a empresa investirá em ações relacionadas aos segmentos de televisão, áudio e vídeo, e celulares, ", diz Barboza.

De acordo com informações do GfK Gruppe, instituto de pesquisa alemão, a LG é atualmente a líder no mercado brasileiro do setor de TVs, do qual detém 30%.

Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), no ano passado foram vendidos 9,5 milhões de televisores no País. Neste ano, um período mais otimista graças à Copa do Mundo, a projeção é de que as vendas cheguem a 11,5 milhões de unidades. Na Copa de 2006, quando foram produzidos cerca de 12,6 milhões de aparelhos receptores de televisão, houve um crescimento de 21,7% da produção desses aparelhos, em comparação com 2005.

A entidade acrescenta que 60% das vendas de televisores deverão acontecer no primeiro semestre deste ano. Em outros anos, em que não ocorrem jogos mundiais, é no primeiro semestre que se registram 40% das vendas.

Fonte

"Supertablet" mobiliza emissoras de TV

Enquanto consumidores correm em busca do futurístico iPad, outra corrida invisível ganhou força nos bastidores da indústria de TV.

Afinal, o aparelho quer fazer pelo vídeo o que o iPod fez pela música. E redes de TV não querem perder a onda como as gravadoras.

O iPad, assim como outros supertablets (computadores portáteis) da HP e da Dell --feitos de uma tela sensível ao toque de cerca de 10 polegadas-, é apenas uma ponta numa extensa corrente de inovações que mudaram a forma como vemos TV --no laptop, no celular, no iPod.



Mas a empolgação com o iPad, que vendeu 1 milhão de unidades em 28 dias e foi chamado pelo magnata da mídia Rupert Murdoch de "revolucionário", poderia transformá-lo no catalisador de um aguardado novo modelo de negócios para emissoras.

"Talvez esses novos devices [celulares inteligentes, tablets] vão forçar um ritmo de evolução maior da indústria de TV, ao contrário da fonográfica, que demorou para reagir", afirma Claudia Woods, diretora de serviços da consultoria Predicta.

Nos EUA, 10 milhões de pessoas assistem a vídeos pelo celular por mês --apenas 5% do total de pessoas com celular no país, de acordo com a Nielsen. Outra consultoria, a Adams Media Research, estima que o gasto com a compra de filmes e programas de TV na internet irá dobrar entre 2008 e 2010, para US$ 1,14 bilhão.

Desde 2009, a Apple negocia com redes de TV acordos para vender na sua loja virtual iTunes assinaturas da programação, a qual o usuário assistiria sem comerciais.

A ABC, responsável por "Lost" e "Grey's Anatomy", liberou parte de seus seriados para o iPad, embora com comerciais. O canal a cabo HBO não pretende criar um aplicativo para o aparelho, uma vez que já disponibiliza para seus assinantes conteúdo na web ou celular.

Para o Lee Rainie, diretor do Pew Internet, os experimentos das redes de TV vão continuar, em direções diferentes. "Mas não é fácil prever qual irá funcionar", diz.

A questão em debate são os anúncios. Ao contrário de gravadoras e do cinema, a TV depende dos anunciantes. "O iPad pode não ter efeito nenhum porque as pessoas não vão pagar extra para ver TV num tablet, diz Rainie.

Fonte

terça-feira, 25 de maio de 2010

Internet deve chegar a 5 bilhões de usuários em 2010, diz pesquisa

Estudo também aponta que a quantidade de internautas duplicou entre 2003 e 2009, chegando a cerca de 26% da população mundial.

Até o final de 2010, o mundo deve atingir a marca de 5 bilhões de usuários na internet, de acordo com relatório, da International Telecommunication (ITU), divulgado nesta terça-feira (25/5).

Segundo a pesquisa, o crescimento da telefonia móvel será o principal responsável por esse aumento. Além disso, a pesquisa também apontou que a quantidade de internautas duplicou de 2003 a 2009, chegando a cerca de 26% da população mundial.



Mas, enquanto a evolução do setor de tecnologia da informação e da comunicação tem sido impressionante, muitas pessoas ainda estão excluídas dos benefícios da sociedade da informação, declarou o diretor da ITU's Telecommunication Development Bureau, Sami Al Basheer Al Morshid, a repórteres, na última terça-feira (25/5) em uma conferência da empresa, em Hyderabad, no sul da Índia.

"Mais de 80% das pessoas nos países em desenvolvimento ainda não têm acesso à Internet, muito menos acesso à banda larga", disse a chefe do departamento de informações de mercado e da divisão de estatísticas, Susan Teltscher. De acordo com o relatório, no mundo desenvolvido, quase 60% das famílias tinham acesso à Internet, contra apenas 12% no mundo em desenvolvimento.

A inclusão da banda larga fixa nos países em desenvolvimento foi muito menor, cerca de 3,5% no final de 2009. Ainda segundo Teltscher, para compensar o acesso desigual em casa, no trabalho ou nas escolas, os países em desenvolvimento precisarão oferecer mais facilidades ao acesso a web.

Segundo Teltscher, grande parte do crescimento das comunicações nos países em desenvolvimento está vindo principalmente da China e da Índia. Eles têm mais assinaturas de telefones móveis que os países desenvolvidos, mais precisamente um terço dos assinantes de telefonia móvel no mundo. A China também tem feito bons progressos no serviço de banda larga fixa e, atualmente, é responsável pela metade das assinaturas de banda larga em países em desenvolvimento.

O relatório é uma revisão dos progressos realizados para a criação de uma sociedade de informação global em 2015, um compromisso que os governos acordaram na World Summit on the Information Society (WSIS), em Genebra, em 2003, e depois em Túnis, em 2005.

Além da conectividade, também há uma divisão clara entre conteúdos e línguas, declarou Teltscher. Mais de 50% do conteúdo da Internet está escrito em poucos idiomas, sobretudo o Inglês, disse ela.

Em uma nota positiva, o relatório disse que as redes celulares já cobrem cerca de 90% da população mundial e espera, em 2015, atingir 100%. "A ITU está confiante de que até esta data mais da metade do mundo estará usando um telefone móvel", disse Al Basheer Al Morshid no prefácio do relatório.



O relatório conclui que o objetivo principal da WSIS - expandir meios de telecominicação pelo mundo inteiro - tem sido alcançado. A meta da entidade aborda a necessidade de aproveitar as tecnologias de radiodifusão para ajudar os países em transição a chegar na sociedade da informação.

Até o final de 2009, havia cerca de 1,4 milhões de domicílios com TV ao redor do mundo, fornecendo a , proximadamente, 5 bilhões de pessoas o acesso a um televisor em casa. Isso significa que 79% dos lares possuem uma TV, o que representa um aumento de 6% em comparação a 2002, segundo o relatório. No entanto, na África apenas 28% das famílias possuem uma televisão.

Fonte

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hubble identifica estrela que está "engolindo" planeta

O Telescópio Espacial Hubble descobriu sinais de que uma estrela semelhante ao nosso Sol está lentamente "devorando" um planeta próximo, longe do Sistema Solar.

Astrônomos já haviam concluído que estrelas são capazes de engolir planetas que as orbitam, mas esta é a primeira vez que o fenômeno é constatado tão claramente.

Embora o planeta esteja longe demais para ser fotografado pelo telescópio, os cientistas criaram uma imagem dele baseada em análises das informações coletadas pelo Hubble.



A descoberta foi divulgada na publicação científica The Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores dizem que o planeta, chamado Wasp-12b, pode ainda existir por mais dez milhões de anos antes de ser completamente engolido por seu sol, o Wasp-12.

O planeta está tão próximo da estrela que completa uma órbita em apenas 1,1 dia terrestre e tem temperaturas em torno dos 1.500º C.

Atmosfera "vazando"
A grande proximidade entre o Wasp-12b e a estrela levou a atmosfera do planeta a se expandir a um raio três vezes maior que a de Júpiter. Material proveniente dela está "vazando" para a estrela.

"Nós vimos uma nuvem imensa de material em torno do planeta que está escapando e será capturada pela estrela", disse a astrônoma Carole Haswell, da Open University, na Grã-Bretanha. Ela lidera a equipe de especialistas que identificaram o fenômeno.

A detecção da nuvem pelo Hubble permitiu que os cientistas tirassem conclusões sobre como ela foi gerada.
"Identificamos elementos químicos nunca vistos antes em planetas fora no nosso Sistema Solar."
A Wasp-12 é uma estrela-anã localizada na constelação de Auriga (também conhecida como Cocheiro). O Wasp-12b havia sido descoberto em 2008.

Fonte

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Geração de satélite GPS será lançado em órbita

A 45º Space Wing da Força Aérea dos Estados Unidos está encarregada do sistema de satélites GPS. O equipamento é uma nova geração de “IIF” satélites GPS, e o primeiro desse novos aparelhos está previsto para ser lançado ainda nessa semana, no Cape Canaveral, Flórida, a bordo do foguete Delta IV.

Os novos satélites IIF emitem sinais duas vezes mais acurados, sinais mais fortes para aviação comercial, possuem um software on-board que é mais fácil de reprogramar remotamente.



A empresa Boeing também está encarregada de criar 12 novos satélites IIF, e a constelação inteira, de 26 satélites GPS, será atualizada nos próximos anos.

Ontem, um problema técnico atrasou o lançamento do satélite.

Fonte

Lucro da Dell cresce 52% no trimestre

É o primeiro aumento em balanços trimestrais nos últimos dois anos. Vendas cresceram 21%, atingindo 14.9 bilhões de dólares

A Dell anunciou nesta quinta-feira (20/5) seu primeiro aumento nos lucros trimestrais dos últimos dois anos. O lucro líquido do trimestre encerrado em 30 de abril foi de US $ 441 milhões, 52% maior que o trimestre do ano anterior. A companhia fez 30 centavos de dólar por ação, frente os 27 centavos previstos pelos analistas financeiros ouvidos pela Thomson Reuters.

A receita cresceu 21%, chegando a 14.870 milhões dólares, ficando acima da estimativa dos analistas de 14,27 bilhões dólares.



Os resultados são um alívio para a empresa, que registrou queda dos lucros nos últimos sete trimestres. A empresa é mais dependente das vendas de hardware para empresas do que seus rivais. E só agora começa a sentir os efeitos do reaquecimento econômico pós-recessão.

"Tivemos um primeiro trimestre sólido em um ambiente de melhoria global. A demanda acelerou, principalmente entre os clientes comerciais, que compõem cerca de 78 por cento da nossa receita", afirmou o principal executivo de finanças da empresa (CFO), Brian Gladden.

Receitas provenientes de grandes empresas subiram 25%, em comparação ao ano anterior, somando US $ 4,2 bilhões. As vendas de produtos "mobilidade" - principalmente laptops - cresceram 18%, chegando a US $ 4,6 bilhões. E as vendas de desktops cresceram 13%. Já as vendas de servidores e equipamentos de rede cresceram 39%, para US $ 1,8 bilhão, e a receita de serviços - reforçado pela aquisição da Dell de Perot Systems no ano passado - cresceu 53%, totalizando US $ 1,9 bilhão.

Fonte

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Copa de 2022 com imagens holográficas. Será?

Enquanto por aqui ainda estamos na expectativa de poder ver os jogos do Brasil em 3D na TV paga, os japoneses já estão pensando na Copa de 2022, que pretendem levar para lá. Isso mesmo!



Para reforçar o lobby em torno da candidatura, os japoneses apostam num show de imagens 3D. A idéia é utilizar 200 câmeras HD, capazes de captar os jogos em 3D e até projetar imagens holográficas em outros estádios, deixando as transmissões muito mais reais em qualquer lugar.

Eles ainda estão testando o posicionamento de microfones debaixo do gramado para capturar cada som da bola e dos jogadores. Tudo isso, lógico, alimentado por painéis solares e pela energia cinética criada por um estádio cheio de torcedores. Ficção científica? Bem, vindo daqueles lados do mundo, tudo é possível.

Fonte

quarta-feira, 19 de maio de 2010

UE multa Samsung e outras fabricantes de chips por cartel

Nove fabricantes de chips de memória, incluindo a líder mundial Samsung Electronics, foram multados em um total de 331 milhões de euros (411 milhões de dólares) pelos órgãos reguladores da União Europeia nesta quarta-feira, por fixação ilegal de preços.

A agência antitruste da UE cobrou a maior pena de 145,7 milhões de euros contra a Samsung, enquanto a Infineon foi multada em 56,70 milhões de euros e a Hynix Semiconductor em 51,47 milhões de euros por conta da formação de um cartel de fabricantes de processadores de memória DRAM que operou entre julho de 1998 a junho de 2002.



Outras empresas do cartel foram a Hitachi, que recebeu uma multa de 20,4 milhões de euros, a Toshiba multada em 17,64 milhões de euros, Mitsubishi Electric em 16,61 milhões de euros e a Nanya Technology multada em 1,8 milhão de euros.

A Elpida Memory foi multada em 8,50 milhões de euros em conjunto com a NEC Corp e Hitachi, a NEC Corp foi sancionada em 2,12 milhões de euros juntamente com a Hitachi, durante o seu período de joint venture. A NEC tem uma multa de 20,41 milhões de euros em separado.

A Micron Technology recebeu imunidade e não há multa.

A Samsung Electronics e a Hynix são as duas maiores fabricantes de chips de memória do mundo. Processadores DRAM são usadas em computadores pessoais, impressoras, celulares e consoles de jogos.

O caso é o primeiro no âmbito de um processo de resolução que a Comissão Europeia apresentou em julho de 2008 no qual as empresas admitem ter participado de um cartel em troca de um corte de 10 por cento nas multas.

"Ao reconhecer a sua participação em um cartel as empresas têm permitido à Comissão que essa longa investigação chegue ao fim e libere recursos para investigar suspeitas de outros cartéis", disse o comissário Joaquín Almunia, em um comunicado.

A Comissão tem defendido o novo procedimento como um método mais eficaz para deter as violações e acelerar o processo decisório. Ela pode multar empresas até 10 por cento do seu volume de negócios global por quebrar as leis da UE.

Fonte

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pesquisadores mostram que carros estão vulneráveis a hackers

Especialistas conseguem “hackear” veículos com um notebook; ataque corta sistema de freios com o automóvel em movimento.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo preocupante sobre a segurança da nova geração de automóveis, equipada com computadores de bordo. Segundo eles, os sistemas dos veículos podem ser “hackeados”, com resultados assustadores.

Em um documento, que será divulgado na semana que vem em uma conferência sobre segurança nos Estados Unidos, os pesquisadores afirmam que simplesmente conectando um notebook à porta padrão de diagnóstico de um carro moderno é possível fazer coisas terríveis, como desligar o sistema de freios, parar o motor, danificar o sistema de som ou de áudio ou mesmo trancar os passageiros dentro do veículo. Isso pode ser uma arma poderosa para atentados, por exemplo.



E isso não é teoria. Os pesquisadores já demonstraram esse tipo de ação no final do ano passado. Foi possível nos testes desligar o motor em movimento e impedir que o piloto freasse o carro. Para esse experimento, eles deixaram um notebook conectado à porta de conexão vulnerável dentro do carro e usaram um segundo laptop (com o uso de wireless) para controlar o carro remotamente.

O objetivo da pesquisa não é assustar os motoristas, que já convivem com recalls frequentes. Mas sim alertar os fabricantes que há vulnerabilidades que precisam ser corrigidas. Ou seja, a segurança dos carros precisa ser melhorada, agora que eles incorporam computadores cada vez mais sofisticados. “É um problema para a indústria automotiva”, destaca o professor da Universidade da Califórnia, Stefa Savage, um dos responsáveis pelo estudo.

Segundo o especialista, no momento é preciso ter conhecimentos avançados de programação, além de contato físico com o veículo da vítima para ganhar o controle dos sistemas de computação de um carro. Mas não deixa de ser um sério risco, principalmente porque a indústria pretende oferecer sistemas cada vez mais integrados com redes wireless e mesmo com a Internet.

Fonte

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Brasil conquista campeonato de robótica nos EUA

O campeonato mais importante de robótica do mundo, o FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), teve como vencedora a equipe do Colégio Província de São Pedro, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

As disputas aconteceram nos dias 1º, 2 e 3 de abril na cidade de Hartford, no estado de Connecticut. O time Brazilian Buddy XI se destacou pela eficiência com a qual realizou as tarefas, onde o robô precisava dominar bolas de futebol, chutá-las na direção das goleiras, atravessar obstáculos similares a quebra-molas e ainda pendurar-se em uma torre de ferro ao final da partida.



A equipe encerrou o campeonato como recordistas nessa pontuação, dos chamados Hanging Points. O #383 Team, também levou o prêmio técnico mais importante da competição, o Industrial Design sponsored by General Motors. A locução oficial do evento anunciou com entusiasmo o desempenho do robô brasileiro: "poderíamos esperar que os brasileiros fossem bons com bolas de futebol, mas tanto assim está surpreendendo a todos nós".

Os gaúchos já haviam conquistado no final de semana passado o vice-campeonato na Regional de Boston. O #383 Team faturou também o prêmio Entrepreneurship Award Sponsored by Kleiner Perkins Caufield and Byers que celebra o espírito empreendedor com que a equipe se distingue de todas as outras, supera seus desafios e mostra resultados sempre positivos em sua história na competição.


Fonte

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Time da Argélia aposta em software espião para a Copa

O time da Argélia está apostando em um software de espionagem para encontrar as forças e fraquezas de seus adversários na Copa do Mundo, segundo o site do "Daily Telegraph".

"Consultamos especialistas que tem um programa sofisticado para produzir resumos sobre os times. Quando eu chegar à base, poderei trabalhar nisso", disse Rabah Saadane, técnico do time da Argélia.



A Argélia está jogando sua primeira Copa do Mundo em 24 anos.

A última vez em que o país figurou na maior competição mundial de futebol foi em 1986. A seleção argelina participou três vezes do torneio, sem conseguir passar da primeira fase em todas as ocasiões.

Fonte

segunda-feira, 10 de maio de 2010

LG terá metade de suas TVs conectadas à internet

Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a funcionalidade da internet na TV, a Samsung e a LG (as duas mais avançadas nesta questão), prometem esquentar esse mercado. Depois da Samsung apresentar uma linha completa de TVs com acesso à internet, chamada de Media2.0, presente nos televisores LCD da linha 650, plasma 650 e 850, bem como os modelos LCD-LED 7000 e 8000; agora é a vez da LG prometer, até o final do ano, a mesma funcionalidade em metade da sua linha de televisores disponíveis para venda.

Os modelos permitirão acessar conteúdos da internet, via cabo ou Wi-Fi, por meio de um adaptador USB oferecido gratuitamente pela fabricante.


LG’s LED Backlight LCD TV

A novidade chega primeiro aos TVs mais sofisticados, os LCDs com backlight de LED, e gradativamente será incorporada ao demais modelos da linha, com a objetivo de atingir 50% de todos os modelos disponíveis até dezembro de 2010. A expectativa é manter o preço mais atrativo ao consumidor e garantir a chegada desses produtos a um preço bem competitivo. "Uma tela de 32", com broadband, recepção digital (DTV) e middleware Ginga já deve estar disponível por menos de R$ 3 mil", diz Fernanda Summa, gerente de produto da LG.

Para lançar o produto foi feita uma pesquisa pelo fabricante que apontou que 69% dos consumidores preferem ver vídeos na Internet do que na TV, sobretudo pela maior gama de opções e pela comodidade de assistir o conteúdo quando quiser.

A fim de garantir opções ao consumidor, a LG fechou parcerias com grandes provedores de conteúdos, como o portal UOL, Terra, Youtube, onde poderão ser conferidas todas as notícias, previsão de tempo além, claro, de serem acessados vídeos.


Linha Scarlet 2 da LG

Existem novas parcerias em negociação e, em breve, a LG deve anunciar um acordo com o Skype, para a realização de vídeo-chamadas por meio do televisor.

Foi anunciado ainda um pareceria com a Telefonica (Speedy) que colocará 200 pontos de acesso em pontos de venda da LG, para a demonstração do serviço.

Fonte: LG e Tela Viva

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudo: iPad poderá substituir netbooks

O banco Morgan Stanley apresentou nesta quinta-feira os resultados de um estudo que mostra o declínio das vendas de netbooks PCs, desde o final do ano passado, após meses seguidos de aumentos.

No relatório, cujo assunto principal era a compra da Palm pela HP, dados de vendas de netbooks chamaram a atenção de especialistas. Após importantes aumentos de até 641% nas vendas destes aparelhos no meio do ano passado, os números passaram a cair vertiginosamente após o mês de outubro.



O site da revista Fortune destaca que a possibilidade da queda nas vendas de netbooks ao anúncio do lançamento do tablet da Apple, já no ano passado, e ao seu lançamento, em janeiro. Entretanto, o site ressalta a defasagem nas datas, já que as vendas passam a cair antes do lançamento do iPad.

Além da Fortune, o site The Register questiona se as vendas passaram a cair por que o mercado de netbooks alcançou números insustentáveis ou já seria, no ano passado, reflexo dos rumores do lançamento do iPad. É importante destacar que as vendas caíram ainda mais após o lançamento da Apple, no final de janeiro.

Outra pesquisa do Morgan Stanley/Alphawise, conduzida em março, mostra resultados que podem sustentar a ideia da relação da queda nas vendas de netbooks com o lançamento do iPad. A empresa divulgou um gráfico com os resultados da pesquisa, na qual entrevistados que compraram um iPad respondem que aparelho substituíram pelo novo lançamento da Apple. Notebooks e iPods Touch são os primeiros da lista.

Assim, se a pesquisa realmente representar o futuro do mercado dos portáteis, notebooks, netbooks, iPods e leitores de e-books podem estar à beira da morte tecnológica.

Fonte

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Chrome amplia espaço no mercado de navegadores

O navegador Chrome prossegue ganhando espaço no mercado ante os rivais, segundo projeção da empresa de pesquisa Net Applications sobre o mês de abril. Desenvolvido pelo Google, o browser ampliou a participação no mercado em 0,6% em relação a março.

Entre o mês de abril do ano passado e o deste ano, o navegador cresceu de 5% para 6,7% na fatia de mercado, segundo as projeções da companhia.



Trata-se, segundo o site NewsFactor, da alternativa ao Internet Explorer (líder de mercado) que mais cresce rápido, quando os últimos 12 meses são levados em consideração.

O Internet Explorer e o Firefox detiveram, respectivamente, 59,95% e 23,84% da audiência.

"Eu não sei se as pessoas estão usando o Chrome porque tiveram notícias sobre as diferenças nas tecnologias do IE, Firefox ou Safari", disse o vice-presidente executivo da Net Applications, Vince Vizzaccaro.

"Mas sei que o Google tem feito forte propaganda do Chrome nos últimos meses na internet, TV e jornais."

Fonte

Telebrás integrará plano nacional de banda larga

A Telebrás anunciou na terça-feira que integrará o Plano Nacional de banda larga, organizado pelo governo federal para universalizar a Internet rápida no Brasil.

Segundo comunicado da empresa, a Telebrás prestará serviços de conexão à Internet em banda larga para usuários finais "apenas e tão somente em localidades onde inexista oferta adequada daqueles serviços" e providenciará infraestrutura para serviços de telecomunicações privados.

Além disso, a empresa informou que também terá papel na implementação da rede privativa de comunicação da administração pública federal e prestará apoio a políticas públicas de universalização do acesso à banda larga em locais de interesse público.



A reativação da estatal para o Plano Nacional de Banda Larga gerou polêmica entre executivos do setor de telefonia, para os quais as empresas privadas têm condições de liderar o Plano Nacional e que a competição em bases desiguais de uma estatal poderia desestimular investimentos pela indústria.

Fonte

terça-feira, 4 de maio de 2010

Maior foto do mundo mostra Dubai em 45 bilhões de pixels

Dubai agora pode ser vista em detalhes na que pode ser considerada a maior foto do mundo. Com 45 bilhões de pixels, a gigantesca panorâmica é obra do fotógrafo Gerald Donovan.



Munido de uma Canon 7D, Donovan tirou 4.250 fotos na sexta-feira (30). Para captar a gigantesca panorâmica de Dubai, o fotógrafo levou cerca de três horas e meia e teve de enfrentar temperaturas que beiravam os 37ºC. O calor acabou por dificultar o processo, já que, ao final, a câmera estava tão quente que Donovan mal conseguia segurá-la com a firmeza necessária para concluir o trabalho.

A foto de Dubai em 45 Gigapixels pode ser vista no site do projeto GigaPan.

Em março, fotógrafos franceses apresentaram uma imagem de Paris em 26 bilhões de pixels, até então considerada a maior foto do mundo.

Fonte

segunda-feira, 3 de maio de 2010

36 softwares públicos estão disponíveis na web

Já imaginou criar um software e, após meses de trabalho, disponibilizá-lo na internet para que qualquer pessoa interessada possa testá-lo e aprimorá-lo? Essa é a proposta do Portal do Software Público Brasileiro.

Contando com cerca de 70 mil pessoas, o portal se mantém há 3 anos e possui 36 ferramentas completamente gratuitas disponíveis a qualquer pessoa que queira testá-las e sugerir melhorias.

Entre os usuários do portal há pequenas e grandes empresas privadas, órgãos do governo e até mesmo igrejas.



O primeiro software a chegar ao portal foi o Cacic, desenvolvido por técnicos da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) para gerar inventários. O mesmo tipo de software na época (2004) custaria em torno de R$ 3 milhões. Em 2005, o software foi colocado na internet.

Os softwares públicos disponíveis seguem os mais diversos ramos. É possível encontrar desde softwares para gestão escolar, como o i-Educar, até auxílio à área médica, como é o caso do Invesalius, que transforma imagens de tomografia e ressonância em conteúdo com profundidade 3D.

Gostou da novidade? Para participar como colaborador, basta preencher o cadastro em "Prestadores de Serviço". Porém, se sua pretenção é disponibilizar um software, saiba que antes será necessário registrar o software como livre no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Fonte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...